Uma viagem pelo mundo da Saúde
A manhã de hoje foi dedicada à saúde, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC). Divididos em equipas, os participantes tiveram direito a um passaporte para “viajar” pelos cursos da escola.
Ao longo de oito postos, de Farmácia a Fisioterapia, os estudantes puderam testemunhar como é praticada cada uma das áreas, visualizar os vários equipamentos e materiais dos laboratórios e ainda participar em atividades práticas, como tocar em órgãos humanos ou realizar exercícios de fisioterapia.
Foi uma manhã de muita prática e conhecimento. Na "estação" dedicada à licenciatura de Audiologia, por exemplo, Mariana e Rodrigo, alunos do terceiro ano deste curso, explicaram que, quando andamos de avião, a pressão do ouvido médio difere da do ouvido exterior, que está em contacto com o meio ambiente. "[Isto] faz com que o tímpano se mova e cause algum incómodo”, detalharam. Por essa razão, é aconselhado mascar pastilhas, para permitir uma nova entrada de ar pela garganta e, por sua vez, equilibrar a pressão do ouvido médio com a do exterior.
Depois, Mariana explicou ainda a razão pela qual não devemos utilizar cotonetes: “Não fazem bem ao nosso organismo, já que empurram a cera cada vez mais contra a membrana timpânica e acabam por prejudicar a nossa condição auditiva a longo prazo”.
«Está a superar muito as minhas expectativas»
A participante Francisca Trafaria, 18 anos, de Coimbra, conta com entusiasmo que já está a "interagir com futuros colegas do curso com esta dinâmica em fisioterapia", uma vez que pretende escolher esta licenciatura "Já percebi que me vão acolher muito bem, partilharam comigo atividades que fizeram durante o primeiro ano – gosto muito de desporto e da área da saúde e por isso estou muito feliz", acrescenta. A estudante revela que o motivo de se ter candidatado à Academia Politécnico4me foi mesmo ter esta experiência: "Está a superar muito as minhas expectativas e fiquei muito mais motivada! Estou mesmo a adorar isto!”.
Uma aventura (desportiva) pela Agrária
Depois do almoço, o “Politécnico 4Me” foi conhecer o ginásio do Politécnico de Coimbra, onde foram apresentados as modalidades desportivas disponíveis no IPC a todos os alunos e todo o apoio dado aos estudantes atletas. Para complementar a área do desporto, os estudantes realizaram ainda um questionário interativo em equipa e, de mochila às costas e mapa na mão, mergulharam numa nova aventura pelo campus da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), numa dinâmica de orientação com o objetivo de conhecer melhor os espaços do instituto.
Ainda na ESAC, realizou-se uma dinâmica de introdução ao rugby, com a equipa da escola, uma novidade para praticamente todos os participantes. Depois de um dia intenso, resta dar espaço ao descanso, porque amanhã é dia de viajar até Oliveira do Hospital!